Há algum tempo, ele foi convidado para realizar um discurso para os formandos da Universidade de Stanford, nos EUA. Esse discurso fala dos incríveis reverses passados em sua vida pessoal e profissional, e de como os utilizou como forma de continuar avançando. Aqui vai apenas um trecho.
Apartir daí ele fala sobre seus altos e baixos, e das dificuldades enfrentadas em sua vida profissional após sua saída da Apple. Conta um pouco do seu investimento como criador da companhia Pixar, criadora do primeiro filme animado por computador, o famoso "Toy Story", o seu casamento com sua querida Lorene. E por fim o seu retorno a Apple.
Ele conclui seu discruso da seguinte forma:
"Tenho certeza de que nada disso teria acontecido se eu não tivesse sido demitido da Apple. Foi um remédio horrível, mais eu entendo que o paciente precisava. Às vezes, a vida bate com um tijolo na sua cabeça. Não perca a fé. estou convencido de que a única coisa que me permitiu seguir adiante foi o meu amor pelo que fazia. Você tem que descobrir o que você ama. Isso é verdadeiro tanto para o seu trabalho tanto para com as pessoas que você ama. Seu trabalho vai preencher uma parte grande da sua vida, e a única maneira de ficar realmente satisfeito é fazer o que você acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um exelente trabalho é amar o que você faz. Se ainda não encontrou o que é, continue procurando. Não sossegue. Assim como todos os assuntos do coração, você saberá quando encontrar. E, como em qualquer grande relacionamento, só fica melhor e melhor à medida que os anos passam. Então continue procurando até você achar. Não sossegue."
"... ninguém quer morrer. Até mesmo as pessoas que querem ir para o céu não querem morrer para chegar lá. Ainda assim, a morte é o destino que todos nós compartilhamos. Ninguém nunca conseguio escapar. E assim é como deve ser, porque a morte é muito provavelmente a principal invenção da vida. É o agente de mudança da vida. Ela limpa o velho para abrir caminho para o novo. Nesse momento o novo é você. mas algum dia, não muito distante, você gradualmente se tornará um velho e será varrido. Desculpe ser tão dramático, mas isso é a verdade.
O seu tempo é limitado, então não o gaste vivendo a vida de outro alguém. Não fique preso pelos dogmas, seria viver com os resultados da vida de outras pessoas. Não deixe que o barulho da opinião dos outros cale a sua própria voz interior. E o mais importante: tenha coragem de seguir o seu próprio coração e a sua intuição. Eles de alguma maneira já sabem o que você realmente quer se tornar. Todo o resto é secundário."Steve JobsNosso futuro é incerto, portanto precisamos usufruir o nosso tempo da melhor forma possível. Tornando esse tempo maravilhoso, não só para nós, mas para todos que nos rodeiam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário